© 2016 - Associação Criança Brasil - crianca@criancabrasil.org.br - Tel. 11 3712-1500 / 11 96329-2178

  • Black Facebook Icon

O QUE FAZEMOS

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA ASSOCIAÇÃO CRIANÇA BRASIL

- Proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança e do adolescente no seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social, na ampliação de suas experiências;

- Estimular seu interesse pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade;
- Contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico;
- Incentivar as diferentes formas de linguagem (oral e escrita, corporal, musical e plástica);
- Preparar a criança e o adolescente para o exercício da cidadania.

 

CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Oferecemos às crianças conteúdo relativo às diversas dimensões da cultura, que funcionam como objeto de apoio das aprendizagens específicas e sistematizadas, com finalidade formadora, destacando as seguintes áreas do conhecimento:

  • Linguagem oral

  • Linguagem escrita

  • Matemática

  • Artes visuais

  • Música

  • Conhecimento de mundo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTINA E BRINCADEIRAS

A rotina de atividades conta com um planejamento prévio, levando-se em conta o equilíbrio entre o tempo individual e o coletivo.

As brincadeiras fazem parte do dia-a-dia de nosso espaço! Brincando, a criança tem a oportunidade de entrar em contato com o inusitado e criar possibilidades internas para resolver questões. A criança aprende a importância das regras, aprende a esperar sua vez, a dividir, a ceder papéis e praticar o exercício de convivência social.

 

CENTRO PARA CRIANÇA E ADOLESCENTE

No Centro para Criança e Adolescente, levamos em conta as aprendizagens fundamentais segundo a UNESCO:

  • Aprender a conhecer

  • Aprender a fazer

  • Aprender a conviver

  • Aprender a ser

Os planejamentos são elaborados previamente e visam despertar o desejo pelo conhecimento através de atividades diferenciadas do ensino regular.

Privilegiamos propostas que tragam situações diversas através das seguintes áreas:

  • Leitura (biblioteca/mediação, etc) e escrita;

  • Meio ambiente, ética e cidadania (pesquisas dentro e fora da comunidade);

  • Educação física (jogos e campeonatos);

  • Saúde/higiene;

  • Conceitos matemáticos (utilização de conceitos para vida prática);

  • Música (implantação de coral);

  • Artes plásticas (customização, arte na comunidade, arte na cidade de São Paulo);

  • Excursões (visitas a locais de estudo dentro dos projetos desenvolvidos).

A ALIMENTAÇÃO

O momento da alimentação também contém proposta pedagógica. As crianças são convidadas a experimentarem novos alimentos, a prestarem atenção nos seus sabores, consistências e diferentes características. O enfoque na autonomia e nos bons hábitos é uma meta constante.

Nos Centros de Educação Infantil são servidas 5 refeições diárias: café da manhã, suco, almoço, lanche da tarde e jantar.

Nos Centros para Crianças e Adolescentes são servidas 3 refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde.