Quem somos
Há mais de 30 anos, a Associação Criança Brasil transforma a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas zonas Sul e Oeste de São Paulo.
Nossos projetos acontecem em Centros de Educação Infantil (CEIs) e Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), onde atuamos com:
Educação infantil de qualidade (0 a 3 anos)
Atividades socioeducativas no contraturno escolar (6 a 14 anos)
Apoio psicossocial às famílias
Alimentação saudável e vínculos de afeto
Acreditamos que toda criança merece crescer com dignidade, afeto e oportunidades reais.
📍
Conheça nossas unidades e descubra como fazemos isso acontecer.
Missão
Contribuir com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, por meio da educação, do cuidado e da alimentação, apoiando suas famílias e fortalecendo a formação de cidadãos conscientes, saudáveis e participativos.
Visão
Ser referência em acolhimento, cuidado e educação de qualidade para crianças e adolescentes, promovendo transformação social nas comunidades mais vulneráveis.
Propósito
Construir um futuro mais digno e cheio de possibilidades para crianças e adolescentes, por meio de ações baseadas em educação, acolhimento, dedicação, competência e transparência. Promovemos o desenvolvimento integral, físico, emocional e social, fortalecendo seus caminhos com cuidado e confiança.
Valores
Respeito | Ética | Transparência | Solidariedade | Acolhimento
A trajetória da Associação Criança Brasil começa com um ato de coragem e empatia.

Em 1987, após sofrer um sequestro e ser levada à comunidade do Jardim Panorama, Liana Muller Borges se deparou com uma realidade de extrema desigualdade. O que poderia ser um trauma pessoal se transformou em um propósito coletivo.
Movida pelo desejo de mudança, Liana voltou para a comunidade, dessa vez por vontade própria. Se apresentou aos moradores, organizou reuniões, conversou sobre as necessidades existentes e juntos se mobilizaram e criaram a
União dos Moradores da Favela do Jardim Panorama. No ano seguinte, abriu a primeira creche: o
Recanto da Alegria. Era o início de uma missão que, desde então, transforma o presente e o futuro de centenas de crianças e adolescentes.
Por que existimos
A atuação da organização nasceu e cresceu em um dos contextos mais desiguais da cidade de São Paulo: regiões da zona sul e oeste que reúnem altos índices de vulnerabilidade, segundo o IPVS (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social).
Mais de 30% das famílias atendidas vivem com até meio salário mínimo, sendo que 18% estão em situação de extrema pobreza. A organização atua com base na defesa dos direitos da infância, apostando em educação, acolhimento e redes de proteção para quebrar ciclos de exclusão.
Nossa trajetória
Nossa trajetória
-
1987Botāo de texto Item de lista 1
Criação da União dos Moradores da Favela do Jardim Panorama.
-
1988Botāo de texto Item de lista 2
Abertura da 1ª creche: Recanto da Alegria, no Jardim Panorama.
-
1992Botāo de texto Item de lista 3
Inauguração do 1º Centro para Crianças e Adolescentes Santa Rosa.
-
1998Botāo de texto Item de lista 4
Assume CEI e CCA na Vila Dalva e Rio Pequeno — 490 crianças e adolescentes atendidos.
-
2003Item Link
Ampliação no Real Parque: novo espaço para 120 crianças.
-
2009Item Link
Criação da Biblioteca Liana Borges no CCA Vila Dalva.
-
2015Item Link
Novo CEI no Raposo Tavares com 159 crianças, via parceria com a Secretaria de Educação.
-
2016Item Link
Nova ampliação: mais 69 crianças de 1 a 3 anos também no Raposo Tavares.
-
HojeItem Link
7 unidades ativas, centenas de famílias atendidas e uma história de transformação social.
Conquistas que fortalecem nossa missão

Ao longo dos anos, a Associação Criança Brasil também consolidou importantes conquistas com apoio da iniciativa privada e de políticas públicas. Entre elas, a implantação de laboratórios de informática no CCA do Jardim Panorama, a criação da Biblioteca Comunitária Liana Borges, em parceria com Instituto Brasil Leitor e o desenvolvimento do Projeto de Orientação e Acompanhamento Psicopedagógico com verba do FUMCAD.
Essas ações ampliam o acesso à cultura, à tecnologia e ao cuidado integral, impactando diretamente o percurso formativo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Doe agora
e fortaleça esse trabalho que já mudou milhares de vidas.
Conselho
Manoel Félix Cintra Neto
Presidente do Conselho
Adriana Bertello de Oliveira Bastos
ButtonAntonio Carlos Mendes Parra
ButtonElza Maria Kitz
ButtonIlton Fernandes Ruic
ButtonDiretoria Estatutária
Formada por associados eleitos, a diretoria é responsável por representar a Associação externamente e gerir sua atuação cotidiana com transparência e excelência.