Quem somos

Há mais de 30 anos, a Associação Criança Brasil transforma a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas zonas Sul e Oeste de São Paulo. 



Nossos projetos acontecem em Centros de Educação Infantil (CEIs) e Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), onde atuamos com:

Um desenho em preto e branco de um bebê sentado em um fundo branco.

Educação infantil de qualidade (0 a 3 anos)

Um desenho em preto e branco de uma pessoa sorrindo.

Atividades socioeducativas no contraturno escolar (6 a 14 anos)

Algumas pessoas em pé, uma ao lado da outra, com um coração no meio.

Apoio psicossocial às famílias

Um desenho em preto e branco de tomates em uma tigela com uma marca de seleção.

Alimentação saudável e vínculos de afeto

Acreditamos que toda criança merece crescer com dignidade, afeto e oportunidades reais.


📍
Conheça nossas unidades e descubra como fazemos isso acontecer.


Um desenho em preto e branco de um foguete e um planeta.

Missão

Contribuir com o desenvolvimento integral  de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, por meio da educação, do cuidado e da alimentação, apoiando suas famílias e fortalecendo a formação de cidadãos conscientes, saudáveis e participativos.

Um desenho em preto e branco de um telescópio com uma estrela saindo dele.

Visão

Ser referência em acolhimento, cuidado e educação de qualidade para crianças e adolescentes, promovendo transformação social nas comunidades mais vulneráveis.

Uma mão segura uma planta com um coração.

Propósito

Construir um futuro mais digno e cheio de possibilidades para crianças e adolescentes, por meio de ações baseadas em educação, acolhimento, dedicação, competência e transparência. Promovemos o desenvolvimento integral, físico, emocional e social, fortalecendo seus caminhos com cuidado e confiança.

Um par de mãos segurando uma estrela em um círculo.

Valores

Respeito | Ética | Transparência | Solidariedade | Acolhimento


A trajetória da Associação Criança Brasil começa com um ato de coragem e empatia. 

Um desenho de uma montanha com um círculo no meio.

Em 1987, após sofrer um sequestro e ser levada à comunidade do Jardim Panorama, Liana Muller Borges se deparou com uma realidade de extrema desigualdade. O que poderia ser um trauma pessoal se transformou em um propósito coletivo.


Movida pelo desejo de mudança, Liana voltou para a comunidade, dessa vez por vontade própria. Se apresentou aos moradores, organizou reuniões, conversou sobre as necessidades existentes e juntos se mobilizaram e criaram a
União dos Moradores da Favela do Jardim Panorama. No ano seguinte, abriu a primeira creche: o Recanto da Alegria. Era o início de uma missão que, desde então, transforma o presente e o futuro de centenas de crianças e adolescentes.

Por que existimos


A atuação da organização nasceu e cresceu em um dos contextos mais desiguais da cidade de São Paulo: regiões da zona sul e oeste que reúnem altos índices de vulnerabilidade, segundo o IPVS (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social).


Mais de 30% das famílias atendidas vivem com até meio salário mínimo, sendo que 18% estão em situação de extrema pobreza. A organização atua com base na defesa dos direitos da infância, apostando em educação, acolhimento e redes de proteção para quebrar ciclos de exclusão.

Conquistas que fortalecem nossa missão


Um grupo de crianças está sentado no chão brincando com tinta

Ao longo dos anos, a Associação Criança Brasil também consolidou importantes conquistas com apoio da iniciativa privada e de políticas públicas. Entre elas, a implantação de laboratórios de informática no CCA do Jardim Panorama, a criação da Biblioteca Comunitária Liana Borges, em parceria com Instituto Brasil Leitor e o desenvolvimento do Projeto de Orientação e Acompanhamento Psicopedagógico com verba do FUMCAD.


Essas ações ampliam o acesso à cultura, à tecnologia e ao cuidado integral, impactando diretamente o percurso formativo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.


Doe agora e fortaleça esse trabalho que já mudou milhares de vidas.

Conselho


Diretoria Estatutária


Formada por associados eleitos, a diretoria é responsável por representar a Associação externamente e gerir sua atuação cotidiana com transparência e excelência.